usina de asfalto marini prefeitura porto alegre

Prefeitura de Porto Alegre inaugura Usina de Asfalto Marini Latin America.

Foi acionada, a segunda usina de asfalto da cidade de Porto Alegre. Com capacidade de produção de cerca de 140 toneladas a cada hora, a Usina Marini Magnum 140 está situadas do Sarandi, na zona Norte, soma-se à da Restinga na produção de asfalto mais resistente e sustentável. O acionamento foi feito pelo prefeito José Fortunati, acompanhado do secretário de Obras e Viação, Mauro Zacher no dia 11 de março de 2016.

Walter Rauen, Presidente da BOMAG MARINI Latin America e o Prefeito da Cidade de Porto Alegre José Fortunati.

Walter Rauen, Presidente da BOMAG MARINI Latin America
e o Prefeito da Cidade de Porto Alegre José Fortunati.

Localizada na rua João Eluston, 700, a nova unidade possui equipamentos que permitem acrescentar polímeros ao Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ). A mistura aumenta em 20% maior a vida útil do asfalto. Além do óleo combustível, a usina também opera com gás natural, emitindo uma quantidade bem menor de gases poluentes.Antes de conhecer a cabine de comando da usina, o prefeito José Fortunati disse estar orgulhoso de entregar para a cidade um equipamento com tecnologia de ponta. “A usina reduz custos, é sustentável, dá mais qualidade ao asfalto, aumenta o prazo de deterioração e garante maior segurança aos trabalhadores do local. Não tenho dúvidas de que é um legado para Porto Alegre”, observou. Fortunati também referiu-se à crise econômica, momento que exige do poder público um enfrentamento com trabalho e criatividade. Lembrou que, embora o investimento tenha sido alto, em médio ou longo prazo, a economia pode chegar a 60%. A redução de custos acontece porque, entre outros aspectos, a produção é maior, assim como a vida útil do asfalto, sem necessidade de reposição nas vias. O secretário de Obras acrescentou que, futuramente, junto com um conjunto de melhorias na área, será possível produzir todo o asfalto necessário para a cidade. “É um momento muito especial para a cidade, com uma produção com muitas vantagens e possibilidades. É um investimento que vai se pagar”, observou.

A UsinaA nova Usina do Sarandi aumenta a produção de 80 ton/hora para 140 ton/hora, igual potencial de produção da usina da Restinga. Com um investimento de R$ 1,9 milhão, os equipamentos acrescentam polímeros à mistura do CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente), o que torna 20% maior a vida útil do asfalto.

Usina de asfalto Marini Latin america Magnum 140 da prefeitura de Porto Alegre

Usina de asfalto Marini Latin america Magnum 140 da prefeitura de Porto Alegre

O produto desta e da Usina da Restinga é de melhor qualidade devido à informatização da dosagem de insumos. A massa também pode ser modificada por polímero, um aditivo colocado no cimento asfáltico que aumenta características químicas e de resistência elástica do asfalto. Enquanto a vida útil do asfalto era de 10 anos, e ainda sim necessitava manutenção mais frequente, agora a estimativa é de que fique entre 15 e 20 anos.

Walter Rauen, Presidente da BOMAG Marini Latin America, fabricante da Usina afirmou: “A Prefeitura de Porto Alegre está na vanguarda da tecnologia de produção de misturas asfálticas, uma vez que investe em um equipamento de qualidade superior e preparado para atender às demandas de manutenção das vias urbanas, que são tão fundamentais para cidade”.

Fonte : Assessoria de Imprensa Prefeitura de Porto Alegre e Assessoria BOMAG MARINI Latin America